Foram duas Olimpíadas seguidas batendo na trave do título. Duas derrotas amargas, doídas para todos os atletas que delas participaram, para os torcedores também. A última vez que os brasileiros ganharam uma medalha de ouro no voleibol masculino foi em 2004, contra Itália.
O jogo de hoje era contra a essa mesma equipe italiana. Porém, dos atletas brasileiros em quadra hoje apenas o líbero Serginho estava naquela final de 2004. Dos 12 jogadores do Brasil, só ele já tinha sentido o gosto de ser campeão olímpico.
A equipe brasileira vinha fazendo finais de diversos campeonatos seguidos, e sempre ficando no quase. Dessa vez, eles queriam mais do que nunca essa medalha. Era em casa, com toda a torcida ao seu lado, apoiando eles em cada ponto.
De um lado tinha Zaytsev, do outro Wallace, o brasileiro é o maior pontuador do campeonato. Embora o Brasil tivesse o seu oposto voando em quadra, seus dois ponteiros, Lucarelli e Lipe, vinham para a quadra no sacrifício. Ambos estavam contundidos. Sabendo disso Bruninho foi esperto, sabia que o Lucarelli não poderia atacar todas as bolas, só colocou ele em situação de pontuar, o mesmo com o Lipe.
Podemos dizer que o primeiro set foi o mais tranquilo, mesmo tendo começado atrás no placar o Brasil foi em busca da virada e conseguiu. E em um erro de saque do oposto italiano, o Brasil fechou o set.
O segundo set foi ainda mais equilibrado, mais apertado. O set foi seguindo empatado até o final do set. Os italianos tiveram a chance de fechar o set, empatando o jogo. Mas os brasileiros queriam muito a vitória. Eles foram buscar o placar. E em um ace de Mauricio Souza o Brasil fechou o segundo set, abrindo dois a zero no jogo.
Veio o terceiro set, era o tudo ou nada para os italianos. Eles vieram forçando o saque, buscando pontuar em todas as bolas. Os brasileiros queriam acabar o jogo naquele set. O jogo era disputado ponto a ponto. Todos os jogadores que estavam naquela quadra estavam dando tudo de si. Para ficar mais tenso ainda o jogo para os donos da casa, Lucarelli voltou a sentir fortes dores que o impediam de continuar em quadra. De um lado era bola para o Zaytsev pontuar, do outro era Wallace o pontuador.
E o último ponto veio de mais uma jogada com o oposto italiano. Mas dessa vez ele não conseguiu ser eficiente. Em um bloqueio duplo de Lipe e Lucão, o Brasil fechou o jogo. 3 a 0 Brasil tri campeão olímpico.
E o choro tomou conta de todos os atletas brasileiros. O mais emocionado com a vitória era Serginho, pois aquele era seu último jogo pela seleção em uma Olimpíada. O pódio ficou assim, ouro para o Brasil, prata para a Itália e bronze para os Estados Unidos.
E para comemorar a medalha, no comando do Serginho, veio o tradicional peixinho da vitória.
(Foto: Getty Images)

Nenhum comentário:
Postar um comentário